October 2

Redução manual do colo do útero parto

A verdadeira batalha - a primeira etapa do trabalho, eles dizem que o colo do útero está começando a se abrir, a fim de permitir que a cabeça do bebê. O processo é longo: durante as primeiras dores de parto duram horas em repetidas - Nos casos de parto vaginal, o colo do útero estará fechado por volta do 5º dia pós-parto em primíparas (primeiro parto) e ao redor do 10º dia nas multíparas (mais do que um parto). Seu diagnóstico é baseado na anamnese, achados do exame físico, radiografia, ultrassonografia e [HOST]: Tereza Cristina Martins da Silva Marinho, Camila Pinho Balthazar da Silveira, Ana Raquel de Araújo F. Trata-se da eliminação de restos de sangue, muco e tecidos provenientes do útero à medida que este contrai até voltar ao tamanho normal. manual de procedimentos do rastreio do Can-cro do Colo do Útero - unidades de Cuidados de saúde primários.

Como Dilatar o Colo do Útero. Feb 27,  · Descomplicando a dilatação do colo do útero. PDF | On Mar 1, , Tereza Cristina Martins da Silva Marinho and others published Prolapso e ruptura de útero gravídico em cadela: relato de caso. A dilatação cervical ocorre durante o trabalho de parto, abrindo espaço para que o bebê passe pelo canal do parto. O processo é longo: durante as primeiras dores de parto duram horas em repetidas - com boa articulação entre os serviços e do sistema de referência para maternidades que provêem atenção obstétrica em situações de alto risco e a assistência qualificada ao parto são componentes essenciais para redução da morbimortalidade e uma experiência prazerosa de gestação e parto. Quando o colo do útero é imaturo, a indução do parto apenas com a ocitocina é desaconselhável. O colo do útero pode ser magra durante a gravidez e até mesmo ligeiramente expandir em um par de semanas antes do nascimento, mas o verdadeiro nascimento destes processos - desbaste e expansão - ocorrem simultaneamente.

Em o Ministério da saúde criou o Programa Integral à redução manual do colo do útero parto Saúde da Mulher, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade de mulheres, dentre suas estratégias encontram-se a redução do câncer do colo do útero através redução manual do colo do útero parto de ações de prevenção e tratamento dos portadores do HPV. A medida do comprimento do colo do útero tem relação inversa com o risco de parto prematuro e é um indicador muito forte na avaliação clínica. Segundo o ginecologista, o colo uterino deve ter, no mínimo, 2,5 centímetros. Isso impede que a redução normal do útero, estimula o desenvolvimento de inflamação e hemorragia pós-parto súbita. Feb 27, · Descomplicando a dilatação do colo do útero. Para estimular o trabalho de parto em usar vários métodos clínicos: separação de membranas fetais, membranas artificiais de abertura, a oxitocina redução manual do colo do útero parto gel de prostaglandina por via intravenosa e outros. Na primeira fase, acontecem as contrações que levam à dilatação do colo do útero, cujo orifício abre 10 centímetros. redução manual do colo do útero parto A expansão ou dilatação do colo do útero é necessário para a passagem do bebé à nascença.

Alguns dos medicamentos usados na indução redução manual do colo do útero parto do parto, no hospital, são precisamente prostaglandinas sintéticas. Mas saiba que nem toda situação de colo curto leva a um parto prematuro. COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA, Primeiros Sintomas redução manual do colo do útero parto TESTES DE GRAVIDEZ % CONFIÁVEIS | Monica Romeiro - Duration: Almanaque dos Pais , views.O colo do útero é a parte do mesmo que está situado no fundo da vagina.Deu certo pra mim!

A deformidade cicatricial do colo do útero é mais frequentemente encontrada em grandes fetos ou em posições anormais do feto. E nem todo colo curto é indicação de insuficiência cervical. Mar 24,  · A Lumma apresenta o Manual de descrição.

Mulheres com um colo do útero curto durante a gravidez têm mais chances de terem um parto prematuro do que aquelas com um colo mais espesso e longo. porto: arsn, manual de procedimentos do rastreio do cancro do colo do útero – unidades de cuidados de saúde primários aces agrupamentos de centros de saúde. É a ponta do útero, como se fosse a ponta de uma pera. O prolapso uterino é uma emergência de rara ocorrência em cães. A actividade sexual pode fazer desencadear o parto por duas vias. Quando ele é menor que isso, pode não aguentar o peso do útero durante a gestação e se abrir.

Mar 24, · A Lumma apresenta o Manual de descrição. O que é câncer do colo do útero? Mar 26,  · Fisiologia do Parto \uf07d Efeito da ocitocina no útero Fisiologia do Parto \uf07d Prostaglandinas \uf07d Produzida pelo útero / membranas fetais / placenta \uf07d Sob estímulo da ocitocina/ estrógenos \uf07d Em especial a PGF2\u3b1 e PGE2 \uf0a8 contração uterina \uf0a8 dilatação do colo uterino (afrouxamento colágeno) Fisiologia do 5/5(5). coordenação regional dos rastreios oncológicos.

O colo do útero normalmente tem cerca de três centímetros de comprimento, mas quando as dilações começam o colo do útero vai apagando até que seja totalmente ser mais fino que redução manual do colo do útero parto um papel. Para estimular o trabalho de parto em usar vários métodos clínicos: separação de membranas fetais, membranas artificiais de abertura, a oxitocina gel de prostaglandina por via intravenosa e outros. A ocitocina estaria indicada para induções com o colo favorável, no qual se faz necessária apenas redução manual do colo do útero parto a estimulação das contrações uterinas ou pode ser utilizada após já ter sido realizado um outro método anterior para o amadurecimento do.”.

Sep 26,  · O colo do útero, que faz parte do sistema reprodutor da mulher, é a porção inferior do útero. Dilatação Fechado cm cm 5+cm A dilatação mede a abertura do colo. Isso impede que a redução normal do útero, estimula o desenvolvimento de inflamação e hemorragia pós-parto súbita. Uma manobra muito comum durante o exame de toque é a “dilatação” ou “redução manual do colo do útero”, que é um procedimento doloroso, realizado a fim de acelerar o trabalho de redução manual do colo do útero parto parto. câncer do colo uterino e de mama e a redução da mortalidade infantil e materna. reducao manual de inversao uterina aguda pos-parto O - Inversão do útero pós-parto Este é um serviço gratuito e não nos responsabilizamos pelas informações aqui obtidas - os dados do banco de dados foram extraídos da internet sem nenhuma validação, qualquer dúvida entre em contato com um profissional da área. Por um lado, o esperma contém prostaglandinas (hormonas envolvidas no parto), que amolecem a cérvix e promovem o apagamento do colo do útero.

Como Dilatar o Colo do Útero. Uma manobra muito comum durante o exame de toque é a “dilatação” ou “redução manual do colo do útero”, que é um procedimento doloroso, realizado a fim de acelerar o trabalho redução manual do colo do útero parto de parto. Os estágios do trabalho de parto O trabalho de parto se divide em três fases. Antes do parto o colo do útero desaparece.

O colo do útero é longo e grosso, e deve assim se manter durante a gravidez. Diagnóstico de colo do útero curto Um colo do útero curto não pode ser diagnosticado por um exame manual. Ocasionalmente, o parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de . O colo do útero pode ser magra durante a gravidez e até mesmo ligeiramente expandir em um par de semanas antes do nascimento, mas o verdadeiro nascimento destes processos - desbaste e expansão - ocorrem simultaneamente. Útero retrovertido x fertilidade e outros mitos “Não há redução significativa, mas o posicionamento do colo do útero pode diminuir um pouco as taxas de gravidez natural”, explica José Carlos. Lóquios no pós-parto Lóquios: o que redução manual do colo do útero parto é? Depois vem a segunda fase, o expulsivo, quando você tem de fazer força.

A escolha do método depende do estado do colo do útero e levado para a clínica abordagens do problema. O útero é mais comumente invertido quando muita tração é aplicada no cordão umbilical, na . PDF | On Mar 1, , Tereza Cristina Martins da Silva Marinho and others published Prolapso e ruptura de útero gravídico em cadela: relato de caso. Colo uterino. Útero retrovertido x fertilidade e outros mitos “Não há redução significativa, mas o posicionamento do colo do útero pode diminuir um pouco as taxas de Author: Chloé Pinheiro. Trata-se da eliminação de restos de sangue, muco e tecidos provenientes do útero à medida que este contrai até voltar ao tamanho normal. A deformação do colo do útero após o parto também pode ter um curso assintomático, por isso é necessário examinar cuidadosamente o canal de parto e orientar adequadamente o período pós-parto. Como já citamos acima, o colo do útero na gravidez deve ficar duro, grosso e fechado a fim de suportar o peso e impedir a saída do bebê até que ele esteja pronto para o nascimento.

Segundo o ginecologista, o colo uterino deve ter, no mínimo, 2,5 centímetros. Mas saiba que nem toda situação de colo curto leva a um parto prematuro. COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA, Primeiros Sintomas TESTES DE GRAVIDEZ % CONFIÁVEIS | Monica Romeiro - Duration: Almanaque dos Pais , views. A inversão uterina é redução manual do colo do útero parto uma emergência médica rara na qual o corpo uterino vira pelo avesso, protraindo-se através do colo do útero até o interior da vagina ou além da abertura vaginal. • manual (fraca, média e forte) • uso do tocomonitor •centralização ou anteriorização do colo uterino: é a coincidência do eixo do colo e da vagina redução manual do colo do útero parto o efeito das contrações impele a apresentação para o canal do parto a pressão intra-abdominal eleva-se até mmHg, à custa do. A maioria dos especialistas considera que o colo é curto quando mede, na época do ultrassom morfológico, menos de 2,5 cm, embora haja pesquisas mais antigas com referências a 2 cm.

O colo do útero dilata naturalmente quando o corpo está pronto para o parto, mas quando redução manual do colo do útero parto é neces. C) o diâmetro biacromial sofre redução para o encaixamento. Separação e saída da placenta é o terceiro estágio do trabalho de parto, que é o menos prolongado, mas não menos responsável do redução manual do colo do útero parto que os dois anteriores. A inflamação redução manual do colo do útero parto pode acontecer no fundo da vagina (na localização do colo do útero) ou no endométrio (que fica localizado no interior do útero), originando uma endometrite. - Duration: Dicas para amolecer o colo do utero e ter um parto normal/natural super rápido! O momento da abertura do colo é o causador da dor do parto e também o início dele já que as contrações é que fazem com que o bebê toque o colo para que ele se abra e só depois disso comece a dilatar. O trabalho de parto compreende os vários processos que ocorrem no corpo da mulher levando à dilatação do colo do útero e à expulsão do bebê para o meio externo.

Por uma violação da separação dos resultados placenta em uma placenta acreta parcial, manejo inadequado da terceira fase do trabalho de parto, parto . Mar 12,  · Neste artigo vamos apresentar o melhor chá para Inflamação no Útero. É por onde passa o sangue redução manual do colo do útero parto menstrual, e no parto normal, por onde passa o bebê. O colo uterino, porção do útero que se redução manual do colo do útero parto encontra inserido na vagina, por onde o feto passa ao nascimento, sofre modificações durante o trabalho de parto, enquanto ele dilata e. O colo do útero normalmente tem cerca de três centímetros de comprimento, mas quando as dilações começam o colo do útero vai apagando até que seja totalmente ser mais fino que um papel. A realização do teste para sífilis (VDRL, RPR) no início do 3º trimestre (28ª - 30ª semanas) permite o tratamento materno até 30 dias antes do parto, intervalo mínimo necessário para que o recém-nascido seja considerado tratado intra-útero. A maioria dos especialistas considera que o colo é curto quando mede, na época do ultrassom morfológico, menos de 2,5 cm, embora haja pesquisas mais antigas com referências a 2 cm. D) a cabeça fetal se inclina sobre um dos parietais.

Após o nascimento do bebé, ocorre uma descarga vaginal designada por lóquios. Quando ele é menor que isso, pode não aguentar o peso do útero durante a gestação e se abrir. ngothyeaun/istock.

Polidramnia é uma condição que as mulheres grávidas, por vezes, têm de sofrer, especialmente durante a segunda metade da gravidez. Se o polidrâmnio é leve, ele desaparece por conta própria. Colo do Útero em Preparação Para o Parto. A escolha do método depende do estado do colo do útero e levado para a clínica abordagens do . A expansão ou dilatação do colo do útero é necessário para a passagem do bebé à nascença.Deu certo pra mim!

Como já citamos acima, o colo do útero na gravidez redução manual do colo do útero parto deve ficar duro, grosso e fechado a fim de suportar o peso e impedir a saída do bebê até que ele esteja pronto para o nascimento. Endométrio: é a camada mais interna do útero e reveste toda a cavidade uterina. É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Porém com a chegada no terceiro trimestre o colo do.”. Após o nascimento do bebé, ocorre uma descarga vaginal designada por lóquios. reducao manual de inversao uterina aguda pos-parto O - redução manual do colo do útero parto Inversão do útero pós-parto Este é um serviço gratuito e redução manual do colo do útero parto não nos responsabilizamos pelas informações aqui obtidas - os dados do banco de dados foram extraídos da internet sem nenhuma validação, qualquer dúvida entre em contato com um profissional da área. A verdadeira batalha - a primeira etapa do trabalho, eles dizem que o colo do útero está começando a se abrir, a fim de permitir que a cabeça do bebê.

Cobertura de 80% para o exame preventivo do câncer do colo do útero, conforme protocolo, em ; Incentivo para a realização da cirurgia de alta frequência, técnica que utiliza um instrumental especial para a retirada de lesões ou parte do colo uterino comprometido (com lesões intraepiteliais de alto grau) com menor dano possível, que pode ser realizada em ambulatório, com pagamento. Os nascimentos são divididos em três períodos: a abertura do colo redução manual do colo do útero parto do útero, um excruciante, durante o qual o feto é ejetado, e uma sucessão. Nos casos de parto vaginal, o colo do útero estará fechado por volta do 5º dia pós-parto em primíparas (primeiro parto) e ao redor do 10º dia nas multíparas (mais do que um parto). Diagnóstico de colo do útero curto Um colo do útero curto não pode ser diagnosticado por um exame manual, devendo ser comprovado por ultrassom. B) a cabeça fetal sofre deflexão para o encaixamento. Busquei junto ao meu plano um profissional que pudesse atender redução manual do colo do útero parto minhas exigências e não poderia ter sido melhor que a Dra Luciana, eu e minha filha fomos muito bem atendidas por ela,uma profissional atenciosa com as melhores qualidades em tudo que nós estavamos precisando. ngothyeaun/istock.

Colo uterino. O útero é mais comumente invertido quando muita tração é aplicada no cordão umbilical, na tentativa de retirar a placenta. Endométrio: é a camada mais interna do útero e reveste toda a cavidade uterina. Polidramnia é uma condição na qual o líquido amniótico que envolve o feto dentro do útero da mãe aumenta em quantidade excessiva. Os objetivos e metas para o controle do câncer do colo uterino e de mama abrangem cobertura de 80% para o exame preventivo do câncer do colo do útero, incentivo para realização da. Rastreamento do comprimento do colo uterino para prevenção do trabalho de parto prematuro e redução de doenças e mortes nas quatro primeiras semanas de vida do bebê. Mulheres com um colo do útero curto durante a gravidez têm mais chances de terem um parto prematuro redução manual do colo do útero parto do que aquelas com um colo mais espesso e longo. câncer do colo uterino e de mama redução manual do colo do útero parto e a redução da mortalidade infantil redução manual do colo do útero parto e materna.

SOBRE FAZER FORÇA ANTES DA DILATAÇÃO COMPLETA: “Durante o primeiro estágio do trabalho de parto, não deve ser recomendado à gestante que ela faça força, pois o ato de empurrar o concepto antes do colo do útero estar totalmente dilatado é um desperdício de energia e pode causar laceração do colo do útero. E nem todo colo curto é indicação de insuficiência cervical. D) a cabeça fetal se inclina sobre um dos parietais. O momento da abertura do colo é o causador da dor do parto e também o início dele já que as contrações é que fazem com que o bebê toque o colo para que ele redução manual do colo do útero parto se abra e só depois disso comece a dilatar. Porém com a chegada no terceiro trimestre o colo do.

Colposcopia é a técnica que consiste no exame de colo de útero, aplicando uma solução de 3% a 5% de ácido e lugol na área afetada. “Não há necessidade de cuidados especiais nem durante a gestação, nem durante o parto”, completa Cavalli. o processo do parto humano natural é categorizado em três fases: o apagamento e dilatação do colo do útero, descida e nascimento do bebê e o nascimento da placenta.

C) o diâmetro redução manual do colo do útero parto biacromial sofre redução redução manual do colo do útero parto para o encaixamento. Ocasionalmente, o parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de "ruptura das águas".. A inversão uterina é uma emergência médica rara na qual o corpo uterino vira pelo avesso, protraindo-se através do colo do útero até o interior da vagina ou além da abertura vaginal. VAGINA O retorno da lubrificação vaginal à normalidade é individual e habitualmente retardado nas mulheres que amamentam.

Rastreamento do comprimento do colo uterino redução manual do colo do útero parto para prevenção do trabalho de parto prematuro e redução de doenças e mortes nas quatro primeiras semanas de vida do bebê.4/5(2). Polidramnia é uma condição que as mulheres grávidas, por vezes, têm de sofrer, especialmente durante a segunda metade da gravidez. No mecanismo do parto, considera-se como assinclitismo quando A) o diâmetro biacromial sofre redução para a rotação da cabeça.

Por uma violação da separação dos resultados redução manual do colo do útero parto placenta em uma placenta acreta parcial, manejo inadequado da terceira fase do trabalho de parto, parto diskoordinirovannaya, espasmo cervical. Separação e saída da placenta é o terceiro estágio do trabalho de parto, que é o menos prolongado, mas não menos responsável do que os dois anteriores. Antes do parto o colo do útero desaparece. Se o polidrâmnio é leve, ele desaparece por conta própria.

No exame, o médico ou enfermeiro mantém o colo do útero aberto e o banha com uma gaze embebida de ácido. o efeito das contrações impele a apresentação para o canal do parto a pressão intra-abdominal eleva-se até mmHg, à custa do abaixamento do diafragma e da prensa abdominal a impulsão do feto pelo canal do parto distende redução manual do colo do útero parto passivamente as fibras musculares da vagina. Colo do Útero em Preparação Para o Parto. Inicia-se com contrações uterinas que, com o tempo, tornam-se mais frequentes e dolorosas. A deformidade cicatricial do colo do útero é mais frequentemente encontrada em grandes fetos ou em posições anormais do feto. Prolapso uterino de grau 2, em que o útero desce e o colo do útero aparece junto com a parede anterior e posterior da vagina; Prolapso uterino de grau redução manual do colo do útero parto 3, em que o útero está fora da vulva até 1 cm; Prolapso uterino grau 4, em que o redução manual do colo do útero parto útero exterioriza-se mais de 1 cm.

O terceiro estágio é a saída da placenta, depois que o bebê nasce. Através dele passa o canal cervical, que comunica o interior do corpo do útero (cavidade uterina) com a vagina. SOBRE FAZER FORÇA ANTES DA DILATAÇÃO COMPLETA: “Durante o primeiro estágio do trabalho de parto, não deve ser recomendado à gestante que ela faça força, pois o ato de empurrar o concepto antes do colo do útero estar totalmente dilatado é um desperdício de energia e pode causar laceração do colo do útero. Às vezes, porém, o colo do útero começa a encurtar meses antes da chegada do bebê, por Isto é chamado de colo curto.

Entrega pode ser assistida com medicamentos como certos anestésicos ou ocitocina, usado para atrasar a graves complicações do parto. Após o esvaziamento da bexiga, determinando acentuada redução do volume da tumefação, identificamos ainda pela inspeção e, em seguida pela palpação, a presença de solução de continuidade de aproximadamente 3 cm, com sede na face esquerda da parte em prolapso, e correspondente ao corpo do útero, próximo à cervix. Os objetivos e metas para o controle do câncer do colo uterino e de mama abrangem cobertura de 80% para o exame preventivo do câncer do colo do útero, incentivo para realização da. A medida do comprimento do colo do útero tem relação inversa com o risco de parto prematuro e é um indicador muito forte na avaliação clínica. com boa articulação entre os serviços e do sistema de referência para maternidades que provêem atenção obstétrica em situações de alto risco e a assistência qualificada ao parto são componentes essenciais para redução da redução manual do colo do útero parto morbimortalidade e uma experiência prazerosa de gestação e parto.

Dilatação Fechado cm cm 5+cm A dilatação mede a abertura do colo. Lóquios no pós-parto Lóquios: o que é? Prolapso uterino redução manual do colo do útero parto de grau 2, em que o útero desce e o colo do útero aparece junto com a parede anterior e posterior da vagina; Prolapso uterino de grau 3, em que o útero está fora da vulva até 1 cm; Prolapso uterino grau 4, em que o útero exterioriza-se mais de 1 cm. No mecanismo redução manual do colo do útero parto do parto, considera-se como assinclitismo quando A) o diâmetro biacromial sofre redução para a rotação da cabeça. Suas causas são desconhecidas, no entanto, idade, relaxamento da musculatura pélvica, lesões no canal do parto, distocia e atonia uterina podem ser fatores desencadeantes. A deformação do colo do útero após o parto também pode ter um curso assintomático, por isso é necessário examinar cuidadosamente o canal de parto e orientar adequadamente redução manual do colo do útero parto o período pós-parto. Busquei junto ao meu plano um profissional que pudesse atender minhas exigências e não poderia ter sido melhor que a Dra Luciana, eu e minha filha fomos muito bem atendidas por ela,uma profissional atenciosa com as melhores qualidades em tudo que nós estavamos precisando.

Os nascimentos são divididos em três períodos: a abertura do colo do útero, um excruciante, durante o qual o feto redução manual do colo do útero parto é ejetado, e uma sucessão. Foi com base redução manual do colo do útero parto nestes factos que o Gabinete da Esposa do Presidente da República, Dra Maria da Luz Guebuza, organizou, em colaboração com Ministério da Saúde, uma reunião nacional de advocacia para o combate ao cancro do colo do útero, da mama e da próstata, para a aceleração da redução da mortalidade materna e neonatal e aumento da. - Duration: Dicas para amolecer o colo do utero e ter um parto normal/natural super rápido! Em algumas situações a inflamação do órgão pode não indicar nenhum sintoma, o que acaba levando a uma evolução da doença sem que a paciente perceba o que tem. B) a cabeça fetal sofre deflexão para o encaixamento. A realização do teste para sífilis (VDRL, RPR) no início do 3º trimestre (28ª - 30ª semanas) permite o tratamento materno até 30 dias redução manual do colo do útero parto antes do parto, intervalo mínimo necessário para que o recém-nascido seja considerado tratado intra-útero. 2 | manual de procedimentos do rastreio do cancro do colo do útero - unidades de cuidados de saúde primários manual de procedimentos do rastreio do cancro do colo do útero - unidades de cuidados de saúde primários | 3 Coordenação local – direcção do aCes ou equivalente funcional • compromete-se com o programa e respon-sabiliza-se pela sua execução a nível local;.

Polidramnia é uma condição na qual o líquido amniótico que envolve o feto dentro do útero da mãe aumenta em quantidade excessiva.Um parto humano típico começa com o início da primeira fase do parto: contrações do útero, inicialmente com frequência de 2 a 3 em cada 10 minutos e com duração aproximada de 40 segundos. Foi com base nestes factos que o Gabinete da Esposa do Presidente da República, Dra Maria da Luz Guebuza, organizou, em colaboração com Ministério da Saúde, uma reunião nacional de advocacia para o combate ao cancro do colo do útero, da mama e da próstata, para a aceleração da redução da mortalidade materna e neonatal e aumento da. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem, após . O colo uterino, porção do útero que se encontra inserido na vagina, por onde o feto passa ao nascimento, sofre modificações durante o trabalho de parto, enquanto ele dilata e.

VAGINA O retorno da lubrificação vaginal à normalidade é individual e habitualmente retardado nas mulheres que amamentam. “Não há necessidade de cuidados especiais nem durante a gestação, nem durante o parto”, completa Cavalli. Um parto humano típico começa com o início da primeira fase do parto: contrações do útero, inicialmente com frequência de 2 a 3 em cada 10 minutos e com duração aproximada de 40 segundos. O colo do útero dilata naturalmente quando o corpo está redução manual do colo do útero parto pronto para o parto, mas quando é neces. A dilatação cervical ocorre durante o trabalho de parto, abrindo espaço para que o bebê passe pelo canal do parto.




Copyright 2019. All rights reserved.

Comments are closed.